sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Torta de maçã com creme:

Torta de maçã com creme:



Massa:
1.1/2 pacote de bolacha maisena ou maria – eu acho que com biscoito amanteigado ficaria delicioso também!
120g de manteiga sem sal

Modo de Fazer:
Triture a bolacha no processador e adicione a manteiga. Processe a massa até obter uma farofa úmida e homogênea. Forre a base de uma fôrma de fundo removível.

Doce de Maçã:
11 maçãs sem casca e raladas – indicaria a Gala ou Red Delicious
9 colheres (sopa) de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de canela
1 colher (sopa) suco de limão

Modo de Fazer:
Leve ao fogo médio: a maçã ralada, o açúcar e o limão. Deixe cozinhar até a água secar. Acrescente a canela e deixe esfriar. Espalhe sobre a base de biscoitos.
Creminho:
1/2 a 1 lata de leite condensado – ou seja, de acordo com o seu gosto
4 gemas
baunilha a gosto – ou fava de baunilha
1 lata de creme de leite – com soro

Modo de Fazer:
Leve ao fogo em uma panela: o leite condensado, as gemas e a baunilha e mexa até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Despeje por cima do doce de maçã e polvilhe com canela. Leve a torta para assar em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 20 minutos. Servir gelada.


Bolo de festa com Banana:

Bolo de festa com Banana:



Para dar mais textura e leveza à massa, agreguei farinha de rosca, ingrediente comumente encontrado nos bolos de banana mundo afora.Utilizei a fôrma de bolo inglês (untada e com o fundo revestido com papel manteiga) para diferenciar um pouquinho dos tradicionais bolos em camadas redondos. A cobertura foi aplicada com o auxílio de uma espátula e as bordas foram decoradas com saco de confeitar e bico pitanga.


Ingredientes – Para o bolo:

2 xícaras de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
1 ¼ xícara de leite
4 claras (de ovos grandes)
1 ½ xícara de açúcar
2 colheres (chá) de raspas de limão *
1 tablete de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ colher (chá) de extrato de limão puro*
5 bananas nanicas grandes amassadas **
1 xícara de farinha de rosca **
1 colher(sopa) de canela em pó**

Para o creme amanteigado:

1 xícara de açúcar
4 claras (de ovos grandes)
3 tabletes de manteiga sem sal, em temperature ambiente
¼ xícara de suco de limão fesco (2 limões grandes)*
1 colher (chá) de extrato de baunilha puro*
1 xícara de chocolate meio amargo derretido (cerca de 150 grs) **
Cobertura:
A receita original sugere: 2/3 xícara de geléia/compota de framboesa misturada vigorosamente ou aquecida devagarinho até ser possível espalhar e cerca de 1 ½ xícara de côco ralado adoçado.

Minha cobertura:


500 grs de chocolate meio amargo derretido , misturado em 300 grs de creme de leite.

Prepare-se:

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte duas formas de cerca de 23 cms de diâmetro (redondas) e fore com papel manteiga.
No meu caso, utilizei a fôrma de bolo inglês . Untei a fôrma inteira com manteiga e coloquei papel manteiga apenas no fundo.


Modo de Fazer – Bolo:

Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento em pó e o sal. Reserve.Misture o leite e as claras em um recipiente médio. Reserve. Disponha o açúcar e as raspas de limão no recipiente da batedeira e esfregue a mistura com os seus dedos até o açúcar ficar perfumado e úmido. Adicione a manteiga e bata em velocidade média por 3 minutos, até a mistura ficar esbranquiçada. Adicione a baunilha e depois agregue um terço da mistura de farinhas, batendo sempre em velocidade média. Adicione metade da mistura de ovos e leite e em seguida, acrescente o restante dos ingredientes secos e vá alternando até os ingredientes acabarem, resultando numa massa homogênea.Divida a massa entre as duas assadeiras untadas e alise a massa com uma espátula. Asse de 30 a 35 minutos a 180º C, ou até que o palito espetado esteja seco. No meu caso, necessitei de mais uns dez minutinhos . Transfira os bolos para grades , retire o papel manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente.
 (você pode armazenar os bolos bem embrulhados de um dia para outro ou congelar até dois meses).

Para o creme amanteigado:
Em um bowl de inox , junte o açúcar e as claras e leve ao banho-maria mexendo constantemente, até obter uma mistura quente ao toque, aproximadamente 3 minutos.O açúcar deve ter se dissolvido e a mistura aparentará como um creme de marshmallow brilhante.Remova o bowl do calor. Bata o merengue em velocidade média até esfriar, por aproximadamente 5 minutos. Vá adicionando pedaços da manteiga sem parar de bater, até que a mistura esteja cremosa. Após ter acrescentado todos os pedaços de manteiga, bata por 6 a 10 minutos em velocidade média-alta. Adicione o suco de limão e a baunilha (no meu caso, o chocolate derretido, frio). Você obterá um creme brilhante, aveludado e homogêneo. Cubra com um plástico filme e reserve até o seu uso.

Montagem do bolo:
Use uma faca serrada bem afiada e corte suavemente as tiras de bolo horizontais. Vá dispondo as fatias em uma superfície coberta com papel manteiga. Disponha a fatia-base no prato onde irá servir e cubra com 1/3 do recheio preparado. Repita a operação até finalizar as camadas de bolo. Cubra com a ganache previamente preparada e alise com uma espátula. Finalize as bordas com a mesma ganache, disposta em um saco de confeiteiro com bico tipo pitanga. Polvilhe cacau em pó.





Bolo Zebra:

Bolo Zebra:



A massa pede por óleo vegetal ao invés de manteiga e acredito que seja realmente necessário para que a massa fique bem fluída e se espalhe devidamente na fôrma. A receita original sugere dividir a massa e em uma das partes adicionar cacau em pó. Optando por uma zebra louca de listras verde-musgo , resolvi adicionar pó de matchá.Imagino que vocês estão curiosos em saber o processo das listras – bom, eu estaria!rs – posso lhes adiantar que não é um rocambole, tampouco usei canetinhas hidrográficas para decorar o bolo.


 As massas são dosadas alternadamente com o auxílio da colher/saco de confeiteiro. Caso prefira colheres, despeje cerca de 3 colheres (sopa) do recheio de baunilha no centro da assadeira e deixe espalhar levemente. Despeje a mesma quantidade de massa de chocolate/matchá no centro da massa de baunilha e deixe fluir por alguns segundos. Proceda desta maneira , alternando as massas ,até finalizá-las. Findado o processo, dê leves batidinhas na assadeira para que ela elimine as bolhinhas de ar.


É um bolo de sabor simples, onde o seu grande atrativo é o visual. Já imaginaram que lindo um cupcake com modelito de zebra?


Ingredientesfiz meia receita em uma fôrma diâmetro 17cms
4 ovos grandes
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite
1 xícara de óleo de milho, canola ou girassol
1 colher(chá) de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo -adicionei 2 colheres cheias extras
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 1/2 colher(sopa) de cacau em pó ou 2 colheres (sopa) de matchá
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma assadeira redonda de cerca de 22 cms de diâmetro. Forre o fundo com papel manteiga e novamente o unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo.
Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até ficar levemente claro e cremoso. Adicione o leite, o óleo e a baunilha. Em um recipiente médio, misture a farinha de trigo e o fermento. Adicione esta mistura de secos à de ovos e combine com o auxílio de um fouet. Meça cerca de 2 xícaras de massa de baunilha ,colocando em um recipiente médio. Agregue o cacau em pó ou o matchá e misture até incorporar.
Despeje cerca de 3 colheres (sopa) do recheio de baunilha no centro da assadeira e deixe espalhar levemente. Despeje a mesma quantidade de massa de chocolate/matchá no centro da massa de baunilha e deixe fluir por alguns segundos. Proceda desta maneira , alternando as massas ,até finalizá-las. Findado o processo, dê leves batidinhas na assadeira para que ela elimine as bolhinhas de ar.
Asse por cerca de 40 minutos ou até o bolo ficar levemente dourado e o palito de dente sair seco ao espetar o centro do bolo.Deixe o bolo descansar na própria assadeira por cerca de 15 minutos e só então o desenforme e remova o papel manteiga.





Bolo Sonho de Valsa:

Bolo Sonho de Valsa:



Ingredientes: este bolo sacia a gula de cerca de 30 pessoas
175 ml de óleo – ou 1 copo americano
175 ml de café forte quente – ou 1 copo americano
4 ovos em temperatura ambiente14 colheres (sopa) de farinha de trigo
14 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de fermento em pó
bombom sonho de valsa picados pra rechear

Modo de Fazer:
Bata tudo no liquidificador – eu bati na mão, com um fouet. Despeje a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido (180oC) por cerca de 25 a 30 minutos, ou até espetar um palito e este sair seco.

Cobertura – se quiser rechear, dobre a receita:
175 ml de leite
100 ml de creme de leite
1 xicara de chocolate em pó
2 latas de leite condensado

Junte todos os ingredientes na panela. Misture bem e leve ao fogo até engrossar levemente. Decore com raspas de chocolate ao leite e chocolate meio amargo.
Montagem:
Congele a placa do bolo já assada por 10 minutos . Corte no meio e em uma das metades, regue com guaraná gelado e,adicione o recheio de brigadeiro e os bombons esfarelados. Cubra com a outra metade do bolo,regue novamente com guaraná, espalhe a cobertura restante na parte de cima e laterais e espalhe as raspas de chocolate meio amargo e ao leite. Dica: faço as raspas com descascador de batatas!






Florentines:

Florentines:



Ingredientes:

Chocolate bom (indico ao leite, meio-amargo ou blend que seria a mistura dos dois)
Metades de nozes
Uvas passas pretas
Uvas passas brancas
Lascas de damasco
Pedaços de castanhas-do-pará

Modo de Fazer:

Sempre utilizo o microondas para derreter o chocolate, pois isso evita que o mesmo entre em contato com umidade, além de ser mais rápido e prático
 (ele derrete pedaços grandes da barra, não é preciso picar). Para 1 kg de chocolate, calcule 4 minutos na potência média (pot. 5). Caso a barra não esteja completamente derretida, volte ao microondas de 30 em 30 segundos até que a mistura esteja homogênea. Com toda fé do mundo, jogue essa mistura em uma base de mármore ou granito e com o auxílio de uma espátula, faça movimentos de vai e vem, com o intuito de esfriá-lo rapidamente. A dica para atingir a temperatura ideal (29º C) é senti-lo no lábio inferior. A sensação deve ser de “frio”. Voltar rapidamente para a tigela e com o auxílio de uma concha, despeje essa mistura em um saquinho plástico limpo e seco.
 Corte a ponta com a tesoura,
(faça um rasgo de cerca de 0,5cm) e faça bolinhas (diâmetro 5 cms) sobre uma travessa lisa e coberta com celofane. Dispor as castanhas e frutas secas logo em seguida e levar a travessa à geladeira por 5 minutos. Se você “temperou” o chocolate direitinho, passado esse tempo, a sua florentine deve estar seca e prontinha para se deliciada. Cuidado para não exceder no tempo de geladeira, senão o chocolate começará a “suar”.



Brownie:

Brownie:



Essa receita de brownie é fabulosa,um exagero de gostoso. Também pudera, leva porções generosas de chocolate ao leite, chocolate branco e castanhas do pará 
(abrasileirando um pouco a receita). Preste bastante atenção no tempo de forno, você deve retirar o bolo quando ao espetar um palito , ele sair levemente grudento…pois o “tchan” do brownie é ficar úmido e consistente ao morder.
Ingredientes:
1/2 xícara da margarina sem sal
2 ovos
1 colher(chá) fermento em pó
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de chocolate ao leite em pedaços
1 xícara de chocolate branco em pedaços
1 xícara de castanhas-do-pará picados
Modo de Fazer:
Com o auxilio de um fouet, misture em uma tigela a margarina (amolecida previamente) com os ovos. Adicione o sal e o açúcar mascavo. Em seguida, adicionar os chocolates e as castanhas picados grosseiramente . Por último, agregar delicadamente a farinha de trigo e o fermento.
O resultado é uma massa pesada e grudenta. Verta essa mistura em uma fôrma retangular tamanho 32x22cm e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos. Retire do forno, polvilhe chocolate em pó ou cacau em pó. Espere esfriar para cortar em quadradinhos



Torta trufada de maracujá:

Torta trufada de maracujá:



Ingredientes da Massa:

100g de margarina em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio de Maracujá:

250 grs de chocolate branco
150 ml de creme de leite
1/2 xícara de suco de maracujá (ou até o sabor lhe agradar)
1 colher (sopa) de conhaque

Espiral de Ganache de Chocolate:

100 grs de chocolate meio amargo ou ao leite
60 ml de creme de leite
1 colher (sobremesa) de conhaque

Modo de Fazer – Massa:

Com a ponta dos dedos, misture a margarina juntamente com o açúcar, o ovo, o chocolate em pó e a farinha. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Embrulhe com filme-plástico e leve à geladeira por cerca de 10 minutos. Forre a fôrma com a massa e faça pequenos furos nos fundos com a ajuda de um garfo. Leve para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 15 minutos, ou até que as bordas estejam douradas. Você saberá que a massa está pronta quando ela der uma leve retraída e desgrudar um pouquinho das bordas. Ela deve se soltar facilmente.

Modo de Fazer – Recheio de Maracujá:

Num refratário ,disponha o chocolate branco e leve ao microondas, na potência média (50%) por 2 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire do microondas e mexa bem com uma espátula para derreter completamente o chocolate. Acrescente a esse recheio, o creme de leite ,o suco de maracujá e o conhaque , misturando delicadamente.

Modo de Fazer – Ganache:

Num refratário, disponha o chocolate meio amargo e leve ao microondas, na potência média (50%), por cerca de 1 minuto, mexendo na metade do tempo. Retire do microondas e mexa bem com uma espátula para derreter completamente o chocolate. Acrescente a esse recheio, o creme de leite e o conhaque e misture delicadamente.


Temaki de Chocolate:

Temaki de Chocolate:



O formato do conezinho inspirou o nome temaki e ele é obtido através de fôrmas de chocolate. Caso não tenha acesso a tais formas, você pode utilizar copinhos de plástico de café que são moldes versáteis e baratinhos ou numa aventura mais ousada, faça cones de acetato e espalhe o chocolate em seu interior com o auxilio de um pincel culinário. O recheio é claro, uma bela ganache de chocolate cremosa. Você pode trocar o chocolate ao leite da ganache por chocolate meio amargo ou branco. Na dúvida, eu sempre utilizo o blend
 (50% chocolate ao leite + 50% de chocolate meio amargo) , que acredito ser um bom equilíbrio de doçura.

Ingredientes:

Alguma base de chocolate (sejam cones, copinhos, caixinhas…)
Xerem moído para salpicar

Para a ganache:

500 grs de chocolate ao leite/meio amargo ou branco
300 ml de creme de leite
2 colheres de conhaque
(você não perceberá o sabor do álcool. Aconselho adicionar pois ele é um conservante natural).

Modo de Fazer:

Derreta o chocolate no microondas na potência média (Pot. 5) por cerca de 2 minutos ou em banho-maria (cuidado para não entrar água!) até que fique liso e brilhante. Adicione o creme de leite e misture bem, até obter uma misture homogênea. Agregue o conhaque. Leve à geladeira até ficar em ponto de se trabalhar com saco de confeiteiro (bico pitanga): firme, porém macio,recheie os cones e polvilhe xerem.