Ingredientes:
Risoto:
- 2 ½ xícaras de arroz arbóreo
- 3 cebolas roxas picadas
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite
- 3 xícaras de vinho branco seco
- 1 ½ litro de caldo de carne
- 1 xícara de creme de leite fresco
- ¾ de xícara de queijo parmesão
- 1 maço de rúcula picado
- 100 gr de champignon picado em fatias
Medalhão de Filé Mignon:
- 5 medalhões de filé mignon
- sal e pimenta do reino a gosto
- 3 colheres de sopa de azeite
Modo de preparo:
Risoto:
Em uma panela, coloque 3 colheres de sopa de manteiga e 1 colher de azeite junto com a cebola roxa picada e doure. Acrescente o arroz arbóreo e mexa por aproximadamente 1 minuto.
Acrescente o vinho branco seco e mexa, em fogo médio, até que o vinho reduza 2/3. Acrescente o caldo de carne e vá mexendo, em fogo médio. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente o creme de leite fresco, a manteiga, o queijo parmesão e mexa até obter uma mistura cremosa. Acrescente o champignon e mexa. Experimente o sal e, se necessário, corrija-o. Com o fogo desligado, acrescente a rúcula picada e mexa para que seja incorporada ao risoto.
Sirva com medalhão de filé mignon.
Medalhão de Filé Mignon
Tempere os medalhões com o sal e a pimenta apenas 5 minutos antes de levar à frigideira.
Em uma frigideira grande, coloque o azeite e espere esquentar bem. Adicione os medalhões e não mexa até que comece a “brotar” líquido na parte de cima dos medalhões.
Quando “brotar” o líquido, vire o medalhão e aguarde por mais alguns minutos, até obter o ponto desejado (ao ponto, bem passado ou mal passado).
Dica: o medalhão, caso sirva de acompanhamento do risoto, deverá ter iniciada a sua preparação, em média, quando o arroz do risoto estiver “ao dente”. Desta forma conseguirá terminar ambos os pratos simultaneamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.