domingo, 4 de setembro de 2011

Bolo fofo de Bananas da Simone:

Bolo fofo de Bananas da Simone:



O toque especial ficou por conta das castanhas do Pará picadinhas. A crocância é muito bem-vinda e contrasta com a maciez e umidade deste bolo. Um bolo bem brasileirinho e ainda com cara de vovó.


Bolo de Banana da Simone:
6 bananas grandes – 2 amassadas e agregadas na massa e 4 para decoração (para as rosas)
10 colheres farinha de rosca
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó
2 ovos grandes
1 pote de iogurte natural (200 g)
½ xícara de óleo
½ xícara de castanha-do-pará picadinha
Modo de Fazer:
Junte os ingredientes secos em uma tigela: a farinha de rosca, o açúcar mascavo, a canela e o fermento. Reserve.
Em outra tigela, junte os ovos, o iogurte, o óleo e as bananas amassadas. Misture à mão com o auxílio de um fouet ou espátula delicadamente. Junte os secos à esta mistura e envolva até obter uma massa homogênea.
Unte uma fôrma(diâmetro 25cms) com óleo e polvilhe com farinha de rosca. Verta metade da mistura e salpique as castanhas-do-pará picadinhas. Cubra com o restante da massa e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.
Minhas rosas de banana:
Para fazer as rosas, fatie a banana em 3 tamanhos diferentes -não mais largas e sim mais compridas: Três rodelas menores para o pistilo e as duas primeiras pétalas, duas fatias médias para as seguintes pétalas e três maiores para as últimas. Disponha as fatias de banana em uma assadeira antiaderente e leve ao forno pré-aquecido a 200oC, por cerca de 15 minutos ou até que a face virada para baixo esteja caramelada- com o próprio açúcar da fruta. Este tempo de forno é necessário para que as rodelas fiquem maleáveis e não quebrem na hora de modelar a rosa. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos. Desgrude as fatias delicadamente com o auxílio de uma espátula. Modele a rosa e disponha sobre a massa de bolo crua. Uma banana grande rende em média 4 rosas.


Você pode simplesmente decorar este bolo com rodelas de banana sobre a massa crua e polvilhar com uma misturinha boa de açúcar e canela. Simples, perfumado e bonito.
Proponho a troca do leite pelo iogurte. Misturo todos os ingredientes delicadamente na mão. Esta troca, além de beneficiar a umidade do bolo, renderá uma massa esponjosa e substanciosa que não deixarão as rodelas de banana da cobertura afundarem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.