quinta-feira, 4 de agosto de 2011

COMO ORGANIZAR SUA GELADEIRA: A PEDIDOS DE MINHA AMIGA PAMELLA.

COMO ORGANIZAR SUA GELADEIRA: A PEDIDOS DE MINHA AMIGA PAMELLA:

Quando o assunto é alimentos todo o cuidado é pouco para manter a saúde. É bastante importante dar atenção ao alimento desde a compra até o consumo.
Não basta colocar tudo o que comprar  dentro da geladeira, pois cada  prateleira  tem a temperatura ideal para cada tipo de alimento. Caso o contrario, se colocarmos os alimentos de todo o jeito, há uma grande chance dos alimentos se estragarem com facilidade, rapidez ou até contaminação por microoganismos, causando doenças.
Então fiquem atentos as dicas de como se organizar uma geladeira corretamente.
Conservação dos alimentos:
- O refrigerador tem como temperatura ideal 4°C
- O Congelador tem como temperatura ideal: -18°

paparazzo_geladeiraNúmero 1: Indicado pra guardar legumes, verduras e fruras. Lave os vegetais em água corrente, e deixe de molho em água com água sanitária na proporção de 1 colher por litro; logo após seque bem as folhas e conserve na geladeira em um saco plástico tranparentes, pois duram mais tempo.
Número 2: Ideal para frutas macias acondicionadas em caixas ou bandejas, e frutas mais duras acondicionadas em embalagens plásticas fechadas. Quando tirar algum item deixe a prateleira limpa e arrumada.
Número 3: Ideal para sobras de alimentos, carnes em fase de descongelamento, ou temperadas.
Número 4: Indicados para guardar leites, carnes, alimentos pré-cozidos, frios, massas, ovos (alimentos perecíveis)
Número 5: Indicado para guardar geléias, água, refrigerantes, sucos, condimentos, molhos (catchups, mostarda, pimenta, vinagre, etc). Porta de geladeira NÃO é lugar de colocar pilhas e colas;

Como fazer a limpeza da minha geladeira?
A limpeza do aparelho é essencial para sua boa conservação. Ela deve ser feita de 15 em 15 dias.
Não use produto químico, pois os resíduos podem ser prejudiciais à saúde.
 (Produto indicado: bicarbonato de sódio em pó, na falta dele, use água pura).











Freezer
Devido à baixa temperatura o espaço permite à conservação de alimentos por um longo período. Aqui é para comidas semi-prontas semi-prontas como nuggets, batata frita, hambúrguer, sorvetes e peixes.

Gaveta superior
Por ficar perto do congelador, tem baixa temperatura. Ideal para guardar queijos, carnes cruas e massa de pastel.

Prateleira superior
A temperatura desta área é perfeita para conservar alimentos que são usados todos os dias e deterioram facilmente, como iogurte, leite, queijo, maionese e requeijão (que devem ser consumidos no máximo quatro dias).

Prateleira intermediária
Conserve nessa prateleira os alimentos que vão ser consumidos rapidamente como bolos, doces, tortas e sobras de alimentos cozidos. Sopas e caldos também, porém sempre em recipientes com tampa.

Prateleira inferior
Aqui devem ficar frutas e doces, mas só aqueles que não levam leite.

Gaveta inferior
Conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique a água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar.

Porta
Devido o constante abre-e-fecha da geladeira, a porta deve abrigar apenas alimentos que possam passar por variações de temperatura sem serem prejudicados. Exemplo: sucos, refrigerantes, molhos e condimentos. Quanto aos ovos, prefira deixá-los numa prateleira, pois a freqüente trepidação e as mudanças de calor comprometem sua qualidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.