quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Brigadeiro especial de colher:

Brigadeiro especial de colher:



Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
6 colheres de chocolate em pó
1 xícara de damascos cortado em cubinhos
1 xícara de nozes picadas
1 xícara de cerejas picadas

Modo de Fazer:
Junte o leite condensado , o creme de leite e o chocolate em pó em uma panela funda. Leve ao fogo , mexendo sempre (para não grudar) até que a mistura chegue a uma consistência levemente cremosa (lembre-se que ele engrossa, depois de frio). Retire do fogo e acrescente os damascos, as nozes e as cerejas picadas. Com o auxílio de uma colher, disponha o brigadeiro (ainda quente) em tacinhas e deixe esfriar por completo. Conserve em geladeira e antes de servir, polvilhe cacau em pó.


Brownie de Nutella e Damasco:

Brownie de Nutella e Damasco:




Ingredientes:


1 e 1/2 vidro de Nutella
1/2 tablete de manteiga derretida
1 xícara de açúcar
3 ovos
150 g de farinha de trigo (1 xícara cheia)
1 colher de sopa de cacau em pó
1 xícara de avelãs tostadas, sem pele e picadas
 (reservei um pouco para salpicar por cima)100 grs de damascos picados (coloquei metade na massa e o restante salpiquei por cima)
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de baunilha


Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno em 180°C e unte e enfarinhe a fôrma. Reserve.
Leve a Nutella ao microondas por 1 minuto na potência média ( 50%), ou, ainda, ao banho-maria até a Nutella ficar molinha e levemente aquecida, veja se precisa mais tempo e misturar a manteiga, levar por mais 30 segundos. Acrescente a misturinha, na seguinte ordem, o açúcar, o cacau, os ovos, a baunilha, a farinha, o fermento, o damasco e as avelãs.
Leve ao forno para assar de 35 a 45 m (este tempo, sempre depende do forno). Teste com um palito para ver se está pronto, o mesmo deverá estar com migalhas molhadas grudadas.Deixe esfriar e corte em pedaços.



Brownie de Nutella e Banana:

Brownie de Nutella e Banana:



Ingredientes:
½ xicara de farinha
¼ colher (chá) de sal
2 ovos
1 xícara de pasta de avelãs – conhecida popularmente como Nutella (que é o nome da marca)
½ xic açúcar refinado
½ xícara de manteiga amolecida
1 banana picada
1/4 xícara de avelãs picadas
Para finalizar: 
cerca de 80 g de chocolate meio amargo derretido e preparado (temperagem), um punhado de avelãs tostadas e quebradas e cerca de 30 g de chocolate quebradinho.
Modo de Fazer:
Junte em uma tigela: a manteiga amolecida e o acúcar. Misture bem, até obter uma pasta homogênea. Adicione a Nutella , os ovos e misture bem. Adicione os secos, agora misturando delicadamente.
Verta metade da mistura em uma assadeira de cerca de 20x20cms untada e polvilhada. Espalhe a banana picada e o 1/4 de xicara de avelãs quebradas e coloque por cima o restante da massa. Asse por cerca de 35-40 minutos, forno pré-aquecido a 180oC. O segredo do brownie é tirar do forno, quando ao espetar um palito de dente, este sair com a massa levemente grudenta. Senão poderá ficar seco demais.
Após tirar do forno, abafe com um pano de prato por cerca de 30 minutos e só então desenforme. Corte em quadrados e com o auxilio de uma colher, espalhe o chocolate derretido com movimentos de vai e vem, formando arabescos. Polvilhe a avelã quebradinha e o chocolate. Leve à geladeira por cerca de 5 minutos ou até que solidifique.




Brownie duplo de chocolate e avelãs:

Brownie duplo de chocolate e avelãs:



Ingredientes:
180 g de manteiga sem sal – coloquei 150 g
250 g de chocolate meio amargo em pedaços
4 ovos grandes – coloquei 5 pequenos
250 g de açúcar refinado – coloquei 150 g e ficou bem doce
100 g de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de sal
1.1/2 colher(chá) de baunilha
150 g de farinha de trigo
250 g de chocolate ao leite picadinho – coloquei cerca de 180 g de chocolate meio amargo picadinho.
*adicionei 1/2 xícara de avelãs tostadas e grosseiramente picadas.

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Forre uma assadeira tamanho 33x23cm, com papel alumínio ou manteiga, deixando sobrar bordas nas laterais -para facilitar na retirada do bolo da assadeira.
Em uma tigela apropriada para microondas, junte a manteiga e o chocolate e leve por cerca de 3 minutos, na potência média, ou até que estejam derretidos. Misture bem e reserve.
Em uma outra tigela, bata os ovos e os dois açúcares até ficar cremoso – o livro pede por batedeira, mas fiz tudo na mão. Adicione o sal, a mistura do chocolate e a baunilha. Adicione gradualmente a farinha e por último os pedacinhos de chocolate e as avelãs.
Despeje a mistura na assadeira preparada e leve para assar por cerca de 30 minutos, até firmar. O seu interior ainda deverá estar bem pegajoso, molinho…para que quando esfrie, continue cremoso.
Esfrie por completo e só então retire o brownie da assadeira. Se quiser, deixe no freezer por uns 10 minutos depois de frio. Isto facilita na hora da retirada. Sirva em temperatura ambiente.








Quindim de damasco da Laurinha:

Quindim de damasco da Laurinha:




Utilizei forminhas de bombocado de cerca de 30 ml. Fiz metade de uma receita e rendeu cerca de 20 unidades.


Ingredientes:


500 grs de açúcar refinado branco
350 ml de água filtrada
20 grs de manteiga sem sal
100 grs de coco ralado em flocos desidratado
175 ml de água quente
16 gemas passadas pela peneira (cerca de 250 ml)
Manteiga para untar
açúcar para polvilhar
240 grs de purê de damasco – instruções a seguir.



Modo de Fazer:

Para o purê de damasco:

 Pique 200 grs de damasco turco e leve ao fogo em uma panelinha com 1 xícara de água. Após fervura, deixe cozinhar por cerca de 3 minutinhos até que fiquem amolecidos. Processe o damasco e deixe esfriar antes de utilizar. Esta mistura renderá cerca de 240 grs de purê, quantidade suficiente para uma receita de quindim de damasco.

Para o quindim da Laurinha:

Ferva o açúcar com a água, até obter uma calda em ponto de fio grosso (103,5ºC). Junte a manteiga e deixe esfriar.Acrescente o côco previamente hidratado com a água quente , as gemas e o purê de damasco, misturando bem.Deixe descansar por 3 horas, no mínimo.Pré-aqueça o forno a 200ºC.Prepare uma forma para assar os quindins em banho-maria: coloque um pano de algodão no fundo da assadeira. Coloque água para ferver.Unte muito bem as forminhas com manteiga. Polvilhe açúcar, retirando somente o excesso, sem bater, só chacoalhando.Divida a massa entre as forminhas preparadas.Coloque as forminhas na assadeira preparada e coloque-a no forno; com muito cuidado, coloque água quente na assadeira, de forma que a água atinja somente metade da altura dos quindins. Feche a porta do forno e deixe assar por cerca de 40-45 minutos, até começar a dourar. Cuide para que não falte água no banho-maria!Para forminhas maiores, de cerca de 50ml, o tempo de forno sobe para 50 minutos.Tire a assadeira do forno e as forminhas do banho-maria; desenforme os quindins morninhos, nem quente, nem frio: com a ajuda de uma faquinha com ponta, destaque as laterais, aonde o coco está grudadinho. Não afunde a faca, é somente 0,1 cm de profundidade.Vire os docinhos em um prato e depois, vá acomodando-os nas forminhas.














kibe de Bandeja:

kibe de Bandeja:



Ingredientes:

Massa:
300 g de trigo desidratado
400 g de patinho moído 2vezes (sem nervos)
Folhas de hortelã ou manjericão
40 g de cebola picadinha
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Noz moscada (pitada)
Pimenta-do-reino (pitada)
Sal a gosto
½ xícara (café) de água


Recheio:
250g de carne moída( carne de 2a)
200g de cebolas picadas
20g de snubar (pinholes = pinhão)
50g de margarina
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de noz moscada
Sal a gosto


Modo de preparo:

Massa:
Deixe o trigo na água por 20 minutos, em seguida esprema bem até tirar o excesso. Bata no processador com todos os ingredientes da massa até obter consistência. Deixe descansar por 20 minutos na geladeira.


 
Recheio:

Aqueça a margarina, doure os pinholes e reserve. Use a mesma margarina para cozinhar a carne até secar, acrescente os temperos, as cebolas e por último os pinholes dourados, deixe  esfriar. Unte uma bandeja média com óleo ou azeite e divida a massa em duas partes (camada inferior e superior do kibe).
Abra a massa com a mão forrando o fundo da bandeja, sempre passando água na mão para não grudar e ajeitando com uma colher para ficar bem lisinha e reta.
Acrescente o recheio e cubra com o resto da massa. Use uma colher para fazer pequenos riscos. Corte em pedaços com uma faca molhada com água e coloque  a margarina por cima. Leve ao forno por 40 minutos a 180 graus C


Empadinha de Pão de Forma:

Empadinha de Pão de Forma:



Ingredientes:

1 pacote de pão de forma


Recheio de Peito de Peru:
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena ralada
2 tomates sem semente picados
100 g de azeitonas verdes picadas
300 g de peito de peru cortados em tirinhas
1 copo de requeijão cremoso


Recheio 4 Queijos:
200 g de mussarela
200 g de queijo prato
100 g de gorgonzola
100 g parmesão ralado


Cobertura:
3 claras em neve
100 g de parmesão ralado


Modo de preparo:

Recheio Peito de Peru:
Em uma panela coloque o azeite e doure a cebola, em seguida o tomate e deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue o fogo e misture as azeitonas, o peito de peru e o requeijão cremoso. Deixe esfriar e recheie as empadinhas.


 Recheio 4 queijos:
Misture todos os ingredientes e recheie as empadinhas.

Cobertura:
Misture os ingredientes e coloque uma colher da cobertura encima das empadinhas e leve para assar em forno a 180º por aproximadamente 15 minutos.



 Montagem:
Pegue uma fatia de pão de forma passe o rolo de macarrão por cima dela, em seguida corte com um cortador de 6 cm de diâmetro e forre uma forminha de empada de 4 cm de diâmetro, coloque o recheio e a cobertura por cima e leve para assar.






Panqueca à Milanesa:

Panqueca à Milanesa:




Ingredientes:


Massa:
2 ovos
500 ml de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
¼ xícara (chá) de óleo

Recheio (Creme):
1 colher (sopa) de manteiga
1 dente de alho espremido
½ litro de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
1 colher (sobremesa) de glutamato monossódico

Recheio (complemento):
250 g de mortadela ralada (presunto, peito de peru...)
250 g de mussarela

Modo de preparo:

Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Faça as panquecas e reserve.


Recheio (Creme): Numa panela coloque a manteiga e o alho e deixe murchar. Em seguida coloque o leite, a farinha, o sal e o glutamato e mexa até engrossar e esfriar e misture o complemento.


Montagem:
Coloque o recheio no centro da panqueca e um pouco do creme e dobre duas vezes. Passe a panqueca no ovo e na farinha de rosca, novamente no ovo e na farinha. Frite em óleo quente. Sirva com um molho a gosto.

Surpresa de Melancia:

Surpresa de Melancia:



Ingredientes


Massa:
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
50 g de manteiga sem sal
100 ml de suco de melancia
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
50 g de ameixa

Mousse de Limão:
300 g de chocolate de limão belga
200 ml de creme de leite
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de gelatina sem sabor (hidratada em 3 colheres de sopa de água)
5 xícaras (chá) de chantilly batido
Gotas de corante verde limão a gosto

Mousse de Chocolate Branco Belga:
500 g de chocolate branco belga
200 ml de creme de leite
1 colher (sopa) de gelatina sem sabor (hidratada em 3 colheres de sopa de água)
5 xícaras (chá) de chantilly batido

Modo de preparo

Massa:
Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Em seguida junte a manteiga e bata mais um pouco. Vá acrescentando o suco e a farinha aos poucos. Desligue a batedeira, misture o fermento e incorpore as claras.  Em uma forma oval de 20cm de diâmetro untada e enfarinhada, despeje a massa e salpique as ameixas. Leve para assar em forno a 180ºC por aproximadamente 35 minutos.


Mousse de Limão:
Derreta o chocolate, misture o creme de leite, o suco de limão, a gelatina dissolvida e por último incorpore o chantilly e as gostas de corante.


Mousse de Chocolate Branco Belga:
Derreta o chocolate, misture o creme de leite e a gelatina dissolvida e por último incorpore o chantilly.


Montagem:
Forre com papel filme uma tigela redonda de 30cm  de diâmetro,  Faça uma camada de mousse de limão nas laterais e no fundo da tigela e leve para gelar por 30 minutos. Em seguida, faça uma camada com a metade do mousse de chocolate branco, depois coloque o bolo por cima das camadas de mousse, bem ao centro e despeje o restante da mousse de chocolate branco até cobrir. Leve para gelar de 6 a 8 horas.



Torta de Caramelo Diferente:

Torta de Caramelo Diferente:



Ingredientes:

Massa

  • 1 caixa de cereal de flocos de milho com chocolate (320 g) triturado
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 150 g de manteiga em temperatura ambiente

Caramelo

  • ½ xícara (chá) de castanha de caju triturada
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • ½ xícara (chá) de creme de leite fresco

Cobertura

  • 50 g de chocolate meio amargo
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo:

Massa

1°- Coloque numa tigela 1 caixa de cereal de flocos de milho com chocolate triturado, 2 colheres (sopa) de cacau em pó e 150 g de manteiga em temperatura ambiente até formar uma farofa grossa. Reserve.

Caramelo

2°- Numa panela coloque ½ xícara (chá) de castanha de caju triturada e ½ xícara (chá) de açúcar e leve ao fogo médio até a mistura ficar com cor de caramelo (+/- 5 minutos). Adicione 1 lata de leite condensado e ½ xícara (chá) de creme de leite fresco e misture bem até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.

Cobertura

3°- Derreta em banho maria 50 g de chocolate meio amargo com 1 colher (sopa) de manteiga. Reserve.

Montagem

4°- Com a farofa grossa de cereal de flocos de milho com chocolate forre o fundo de uma forma de fundo falso (25 cm de diâmetro). Sobre a massa coloque o caramelo (reservado acima) e cubra com uma fina camada de chocolate com manteiga derretido. Leve a geladeira por +/- 2 h. Desenforme e sirva em seguida.


Quindim da Kátia:

Quindim da Kátia:



Ingredientes:


  • 650 g de coco fresco ralado fino
  • 1 kg de açúcar refinado
  • 120 g de manteiga sem sal derretida e morna
  • 36 gemas peneiradas duas vezes em peneira fina
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 clara

Brilho

  • 400 g de glucose líquida branca
  • 1/4 de xícara (chá) de água

Modo de preparo:


Quindim

1°- Numa tigela coloque 650 g de coco fresco ralado fino e 1 kg de açúcar refinado e amasse com as mãos até que o açúcar esteja totalmente dissolvido. Adicione 120 g de manteiga sem sal derretida e morna e misture bem. Deixe a tigela coberta com filme plástico e leve para a geladeira por 12 h. Depois deste tempo acrescente 36 gemas (peneiradas duas vezes em peneira fina),a clara e 1 colher (chá) de essência de baunilha e misture bem até ficar homogênio.

Brilho

2°- Numa panela coloque 400 g de glucose líquida branca e 1/4 de xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo até aquecer e derreter. Desligue o fogo e coloque 1 colher de sobremesa dessa mistura no fundo de cada forminha de quindim e espalhe bem em todo fundo e borda.

Montagem

3°- Coloque a mistura do quindim (feita acima) nas forminhas preenchendo até a borda e leve para assar em banho maria em forno médio pré aquecido a 180° até que fiquem firmes e dourados. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.