terça-feira, 16 de agosto de 2011

Docinhos Parafinados:

Docinhos Parafinados:



INGREDIENTES:


1 lata de leite em pó a mesma medida da lata de açúcar refinado
1 vidro de leite de coco 200 ml
corante alimentício em gel

MODO DE PREPARO:


Misture tudo ate a massa ficar homogênea,vá pingando aos poucos o leite de cocô,pra massa nao ficar oleosa,a massa fica macia,soltando da mão.

Dependendo do clima (quente ou frio, seco ou úmido) da região em que você reside, a massa poderá necessitar de um pouco mais ou menos de leite de coco, ou de açúcar e leite em pó além do que foi descrito nos ingredientes. 

Mas, como tudo tem solução, a regra é:  se a massa ficou mole = adicione um pouco mais de leite em pó e açúcar  /   se a massa ficou seca = adicione um pouco mais de leite de coco.
Reserve a massa em potes, ou saco plástico bem fechado enquanto for modelando, pois ela resseca.

Essa massa pode ser feita com uma noite de antecedência, e deve ser guardada em recipiente fechado dentro do refrigerador, sem tingir para ser usada na manhã seguinte, ok. E se ficar um pouco endurecida, basta levar ao microondas por 5 a 10 segundos e ela voltara ao normal.
Por fim, esta massa maravilhosa pode ser congelada por até 3 meses, antes de ser modelada, ou mesmo já modelada (neste caso coloque em recipiente plástico não muito alto e com tampa bem vedada. Separe cada docinho com um quadradinho de celofane, para não resseca e não gruda um ao outro. Na hora de descongelar, deixe por 4 horas ou mais em temperatura ambiente sem abrir o pote).



O leite de coco é colocado aos poucos até dar o ponto de enrolar,depois divida a massa e coloque o corante da cor que você precisar para modelar seus docinhos,o uso do corante em gel é melhor porque não deixara a massa mole,diferente dos liquidos e muito cuidado ao dar a tonalidade,vai colocando aos poucos.
Daí por diante começa a brincadeira e o trabalho artistico propriamente dito,faça docinhos pequenos do tamanho final  de um  brigadeiro de festa. 
Depois de prontos os docinhos, com a ajuda de um palito passe na calda para vidrar seus docinhos.



Calda para vidrar os docinhos opcional:

2 xícaras de açúcar refinado
1 xícara de água
1 colher de sopa de vinagre branco

Leve ao fogo sem mexer até que a mesma comece a tomar cor de guaraná,passe os docinhos



OBS: alguns exemplos de como modelar e algumas dicas ensinando,e comprido mas vale a pena:







































Espero que gostem é muito divertido fazer esses docinhos junto com a criançada,boa diversão em familía,bjs Déby.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.